REGULAMENTO - CURSO GRATUITO DE INTRODUÇÃO AO ROTEIRO AUDIOVISUAL
1. APRESENTAÇÃO E OBJETIVOS
​
1.1. O Ateliê Narrativo, através de projeto aprovado no âmbito do Edital LPG 04/2023 da Lei Paulo Gustavo do Estado de Minas Gerais, oferece o Curso de Introdução ao Roteiro Audiovisual para formação de roteiristas na Zona da Mata Mineira, com aulas práticas e teóricas ministradas por profissionais do mercado.
​
1.2. O curso visa capacitar os participantes desde os fundamentos da narrativa até técnicas avançadas de escrita para cinema, TV e plataformas digitais, incluindo desenvolvimento de projetos autorais e técnicas de pitching.
2. INFORMAÇÕES GERAIS
2.1. O curso ocorrerá de 02/06/2025 a 04/07/2025, com carga horária total de 46 horas (36h de aulas ao vivo remotas, transmitidas ao vivo às segundas e quartas das 19h às 22h, e 10h de atividades assíncronas).
​
2.2. Todos residentes no Brasil podem se inscrever, serão disponibilizadas 30 vagas, com prioridade de preenchimento para residentes nas cidades do Pólo Audiovisual da Zona da Mata de Minas Gerais. com como política de incentivo reservadas vagas para grupos sociais na proporção de, no mínimo: 20% para pessoas negras, 10% para indígenas e 5% para mulheres, LGBTQIAPN+, PcD, pessoas acima de 60 anos e comunidades tradicionais.
​
2.3. O participante deverá ter acesso a computador com internet.
4. INSCRIÇÕES E PÚBLICO-ALVO
​
4.1. As inscrições acontecerão do dia 12/05/2025, das 00:00 até o dia 30/05/2025 às 23:59, e requerem comprovante de residência no nome do aluno, além do preenchimento do formulário on-line.
​
4.1.1. Caso o aluno não tenha comprovante em seu nome, poderá apresentar Declaração de Residência junto com com Comprovante de Residência em nome de terceiros. Se sujeitando as penas da lei em caso de declaração falsa.
​
4.2. O participante deverá ter mais de 16 anos e o Ensino Fundamental II (9° ano - antiga 8ª série) até a data do fim da inscrição.
​
4.3. A seleção priorizará as cotas das políticas de incentivo e candidatos das cidades do Polo Audiovisual da Zona da Mata: Abre Campo, Acaiaca, Além Paraíba, Alto Caparaó, Alto Jequitibá, Alto Rio Doce, Amparo da Serra, Antônio Prado de Minas, Aracitaba, Araponga, Argirita, Astolfo Dutra, Barão de Monte Alto, Barra Longa, Belmiro Braga, Bias Fortes, Bicas, Brás Pires, Caiana, Cajuri, Canaã, Caparaó, Caputira, Carangola, Cataguases, Chácara, Chalé, Chiador, Cipotânea, Coimbra, Coronel Pacheco, Descoberto, Divinésia, Divino, Dom Silvério, Dona Eusébia, Dores do Turvo, Durandé, Ervália, Espera Feliz, Estrela Dalva, Eugenópolis, Ewbank da Câmara, Faria Lemos, Fervedouro, Goianá, Guaraciaba, Guarani, Guarará, Guidoval, Guiricema, Itamarati de Minas, Jequeri, Juiz de Fora, Lajinha, Lamim, Laranjal, Leopoldina, Lima Duarte, Luisburgo, Manhuaçu, Manhumirim, Mar de Espanha, Maripá de Minas, Martins Soares, Matias Barbosa, Matipó, Mercês, Miradouro, Miraí, Muriaé, Olaria, Oliveira Fortes, Oratórios, Orizânia, Paiva, Palma, Patrocínio do Muriaé, Paula Cândido, Pedra Bonita, Pedra do Anta, Pedra Dourada, Pedro Teixeira, Pequeri, Piau, Piedade de Ponte Nova, Piranga, Pirapetinga, Piraúba, Ponte Nova, Porto Firme, Presidente Bernardes, Raul Soares, Recreio, Reduto, Rio Casca, Rio Doce, Rio Espera, Rio Novo, Rio Pomba, Rio Preto, Rochedo de Minas, Rodeiro, Rosário da Limeira, Santa Bárbara do Monte Verde, Santa Cruz do Escalvado, Santa Margarida, Santa Rita de Ibitipoca, Santa Rita de Jacutinga, Santana de Cataguases, Santana do Deserto, Santana do Manhuaçu, Santo Antônio do Aventureiro, Santo Antônio do Grama, Santos Dumont, São Francisco do Glória, São Geraldo, São João do Manhuaçu, São João Nepomuceno, São José do Mantimento, São Miguel do Anta, São Pedro dos Ferros, São Sebastião da Vargem Alegre, Sem-Peixe, Senador Cortes, Senador Firmino, Senhora de Oliveira, Sericita, Silveirânia, Simão Pereira, Simonésia, Tabuleiro, Teixeiras, Tocantins, Tombos, Ubá, Urucânia, Vermelho Novo, Viçosa, Vieiras, Visconde do Rio Branco e Volta Grande
​
4.4. A Produtora poderá ampliar as vagas para não-residentes no polo, desde que garantido as 30 vagas para residentes. Com preferência para residentes no estado de Minas Gerais.
5. ACESSIBILIDADE E CERTIFICAÇÃO
5.1. O curso contará com recursos de Libras em todas as aulas e material didático em linguagem acessível.
​
5.2. A certificação será emitida para participantes com 75% de presença e entrega de 80% das atividades.
​
6. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
​
6.1. O curso abordará os seguintes temas:
​
Aula 1: A aula inicial explora o roteiro como base do cinema, desde seu formato e estrutura até sua função como guia de produção, delineando o papel do roteirista e as habilidades essenciais para atuar no mercado audiovisual. Serão apresentadas as diferenças entre roteiros e outros formatos narrativos, oferecendo exemplos práticos para ilustrar os conceitos.
​
Aula 2: Esta aula se aprofunda na estrutura clássica em três atos, um modelo fundamental na dramaturgia audiovisual, examinando os principais pontos de virada da narrativa, o arco do protagonista e a progressão dramática da história. Serão detalhadas a introdução, definição e desdobramento dos atos, desde a apresentação e partida até a confrontação, transformação e resolução.
​
Aula 3: A aula aborda as teorias e métodos para construir personagens complexos e dramaturgicamente potentes, diferenciando personagens dramáticos e cômicos e enfatizando a importância da integração entre jornada interna e externa, psique e ação. Os alunos analisarão estudos de caso de personagens de longa-metragem e de série, explorando elementos como desvio de caráter, desejo versus necessidade, triângulo do personagem e arco narrativo.
​
Aula 4: Nesta aula, serão apresentados os elementos essenciais para estruturar um projeto audiovisual de forma clara e profissional, com foco nos textos utilizados para venda, editais ou desenvolvimento independente, como logline, sinopse, argumento, perfil de personagens e visão criativa. Será discutida a importância da clareza na escrita e da transmissão eficaz do tom do projeto.
Aula 5: A aula introduz as ferramentas iniciais para o desenvolvimento de cenas e a estruturação da história em formato de roteiro audiovisual, com ênfase na construção de cenas dramáticas e na escrita das primeiras escaletas. Serão abordados os elementos narrativos, tipos de cena, raio-x da cena dramática, uso de locações, introdução ao outline e formatação de escaletas.
​
Aula 6: Esta aula explora o momento de iniciar a escrita do roteiro e para quem se destina o roteiro, diferenciando roteiros antigos e modernos e roteiro de venda de roteiro de filmagem. Serão apresentados softwares de roteiro, gratuitos e pagos, e um guia prático de Final Draft, com ênfase na formatação de Master Scenes.
​
Aula 7: A masterclass explora o universo da não ficção no audiovisual, abordando sua definição, formatos como documentários, séries documentais e reality shows, e linguagens possíveis, com foco prático no mercado. O conteúdo abrange desde conceitos fundamentais até especificidades do gênero, incluindo o panorama do setor em TV paga e streaming, o cenário brasileiro de séries de não ficção e as fronteiras entre ficção e não ficção. As ferramentas essenciais para a criação nesses formatos também serão apresentadas.
​
Aula 8: Esta aula se concentra nas técnicas de escrita de diálogos, explorando o diálogo como ação dramática para impulsionar a narrativa, revelar personagens e criar tensão. Serão abordados o equilíbrio entre diálogo e ação, o poder do silêncio e os métodos para desenvolver a voz única de cada personagem, utilizando a análise da cena inicial de Bastardos Inglórios como estudo de caso.
​
Aula 9: O curso oferece um panorama completo sobre a criação de séries audiovisuais, desde a concepção da ideia até a estruturação do roteiro, diferenciando séries de longas-metragens e desenvolvendo conceitos narrativos. Os participantes aprenderão a construir personagens e universos coerentes, explorar gêneros e pesquisas de referência, e detalhar a estrutura dramática em cinco atos, tramas entrelaçadas e a escrita de sinopses, bíblias de série, beatsheets e escaletas, com foco no roteiro do piloto. A dinâmica de uma sala de roteiro também será explorada.
​
Aula 10: A aula final aborda as formas de apresentar projetos ao mercado de forma eficaz, visando despertar o interesse de produtores, diretores e financiadores. Serão discutidos pitching, eventos, editais, networking, agentes de roteiro, produtoras e a realidade do mercado audiovisual brasileiro, além de dicas de cursos, sites e podcasts.
6. CONTATO E DISPOSIÇÕES FINAIS
6.1. Dúvidas devem ser encaminhadas para atelienarrativo@gmail.com ou contato@atelienarrativo.com.br . O curso é totalmente gratuito, sem custos para os participantes. Casos omissos serão resolvidos pela equipe do Ateliê Narrativo.
​